Lacalle Pou, do Uruguai, não assina o comunicado conjunto do Mercosul -VEJA O VÍDEO!

Lacalle Pou, do Uruguai, não assina o comunicado conjunto do Mercosul.

O Uruguai, mais uma vez, demonstrou sua divergência em relação às posições adotadas pelo Mercosul. Pelo quarto vez consecutiva, o país optou por não assinar o comunicado conjunto emitido pelos outros membros do bloco. A razão para essa decisão está relacionada ao protecionismo econômico presente no Mercosul. Além disso, há indícios de que o Uruguai esteja buscando negociar unilateralmente um tratado de livre-comércio com a China.

Essa atitude tem gerado discordância por parte do Brasil, Argentina e Paraguai, que consideram que essa ação enfraquece o Mercosul e coloca o grupo em desvantagem em negociações comerciais com outros blocos econômicos.

“Com relação à China, vocês sabem a posição do Uruguai. Quando vemos que não avançamos juntos, entendemos a visão de cada um de vocês. A nossa é que façamos juntos. Se não podemos fazer assim, vamos fazer bilateralmente”, declarou Lacalle Pou durante a cúpula.

“A verdade é que substancialmente não existe nada [de acordos do Mercosul com outras regiões] e o Uruguai luta para conseguir mercados. Não é um capricho, a participação do Uruguai no Mercosul foi se enfraquecendo. A balança comercial do Uruguai com cada um dos países-sócios é deficitária. Precisamos [Mercosul] avançar e, se não for juntos, faremos bilateralmente”, acrescentou o presidente de Uruguai.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Seja Bem-Vindo ao Site Minas Notícias. Acompanhe aqui as últimas notícias e fique bem informado sobre tudo o que acontece em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

Quer ficar ainda mais atualizado com as notícias mais relevantes do nosso dia a dia?. Acesse nosso grupo no Telegram!

Lacalle Pou, do Uruguai, não assina o comunicado conjunto do Mercosul

Lacalle Pou, do Uruguai, não assina o comunicado conjunto do Mercosul
Lacalle Pou, do Uruguai, não assina o comunicado conjunto do Mercosul