Marília e Zema se encontram para tratar de expansão do metrô em Contagem -VEJA O VÍDEO!
Marília e Zema se encontram para tratar de expansão do metrô em Contagem.
A ampliação da linha de metrô em Contagem até a região da Sede foi apresentada pela prefeitura ao governo do Estado nesta terça-feira (29).
A ampliação da linha de metrô em Contagem até a região da Sede foi apresentada pela prefeitura ao governo do Estado nesta terça-feira (29).
O Executivo municipal ainda propôs uso da faixa atual da linha férrea que corta a região metropolitana de Belo Horizonte como possibilidade de ampliar o transporte sobre trilhos até a vizinha cidade de Betim. Propostas foram apresentadas em reunião entre a prefeita Marília Campos (PT) e o governador Romeu Zema (Novo) na Cidade Administrativa.
Na conversa, os estudos feitos pela Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito de Contagem (Transcon) foram entregues.
“Uma alternativa seria criar um consórcio metropolitano de transporte para integrar os municípios. Essa pauta da mobilidade deve ser uma prioridade dos governos municipais e, a meu ver, do governo estadual também”, pontuou a prefeita em nota à imprensa.
Na apresentação dos estudos ao governador, o presidente da Transcon, Saint Clair Terres, e o vice-presidente da autarquia, Leonardo Reis, deixaram claro que a ampliação do metrô apenas até o bairro Novo Eldorado não gerará receitas para a concessionária que assumiu recentemente os trabalhos.
“Não traz novos passageiros e a estação estaria numa rua saída, sem condições de atrair mais pessoas que precisam do metrô”, destacou Saint Clair.
Expansão até Via Expressa
Marília destacou na conversa que a ideia do município é expandir a linha do trem urbano até o encontro entre a Via Expressa e avenida João César de Oliveira, em ligação com o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que terá um terminal construído exatamente na região.
A nova estação do metrô ainda estaria próxima ao Centro Industrial de Contagem (Cinco), que abarca um movimento diário de pelo menos 15 mil pessoas.
Nas contas da Transcon, a estação Sede do SIM terá um movimento de 43 mil passageiros por dia, oriundos apenas do transporte municipal, sem contar os que chegarão por meio de linhas metropolitanas.
Para que o metrô chegue à Sede, seriam necessários apenas mais três quilômetros de trilhos e haveria também uma estação no bairro Parque São João.
“Tudo isso mostra a viabilidade do que estamos propondo, com mais passageiros, que é o que faz o sistema girar, e mais receitas”, disse a prefeita Marília ao governador, destacando ainda que a proposta facilitaria inclusive o acesso de moradores de Betim ao metrô.
Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.
Seja Bem-Vindo ao Site Minas Notícias. Acompanhe aqui as últimas notícias e fique bem informado sobre tudo o que acontece em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.
Quer ficar ainda mais atualizado com as notícias mais relevantes do nosso dia a dia?. Acesse nosso grupo no Telegram!
Marília e Zema se encontram para tratar de expansão do metrô em Contagem
