Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH – VEJA O VÍDEO!
Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH.
Câmara, agora, decidirá se mantém ou derruba o veto do prefeito.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial do Município (DOM), o veto integral a um projeto de lei aprovado em dois turnos na Câmara Municipal de Belo Horizonte que “garantia aos estudantes do município o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa e proíbe a utilização e o ensino da linguagem neutra ou não binária na Educação básica pública e privada”. A proposta era de autoria do então vereador Nikolas Ferreira (PL).
O projeto condicionava o ensino às orientações nacionais de Educação, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e da gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O então vereador classificou como linguagem neutra ou não binária “aquela que descaracteriza, por meio da alteração morfológica das palavras na comunicação oral e escrita, o uso da norma culta da Língua Portuguesa e seu conjunto de padrões linguísticos, tendo por finalidade a não identificação ou a não definição de gênero masculino ou feminino”.
As escolas que fossem contra a proposição de Nikolas Ferreira poderiam sofrer sanções administrativas a serem definidas pelo Poder Público. Nesta quinta-feira, entretanto, o prefeito Fuad Noman (PSD) decidiu vetar integralmente a proposição de lei, que aguardava um veto ou sanção desde o dia 17 de maio.
Segundo o prefeito, o projeto é inconstitucional por “transgredir a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme recentemente decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade de votos, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI – nº 7.019 (rel. Min. Edson Fachin, julgamento em 13.02.2023)”.
Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH
O veto, agora, volta para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que deve votar se mantém ou se derruba a decisão do prefeito. Não há data para essa votação.
Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.
Seja Bem-Vindo ao Site Minas Notícias. Acompanhe aqui as últimas notícias e fique bem informado sobre tudo o que acontece em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.
Quer ficar ainda mais atualizado com as notícias mais relevantes do nosso dia a dia?. Acesse no grupo no Telegram!
