Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH – VEJA O VÍDEO!

Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH.

Câmara, agora, decidirá se mantém ou derruba o veto do prefeito.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial do Município (DOM), o veto integral a um projeto de lei aprovado em dois turnos na Câmara Municipal de Belo Horizonte que “garantia aos estudantes do município o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa e proíbe a utilização e o ensino da linguagem neutra ou não binária na Educação básica pública e privada”. A proposta era de autoria do então vereador Nikolas Ferreira (PL).

O projeto condicionava o ensino às orientações nacionais de Educação, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e da gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O então vereador classificou como linguagem neutra ou não binária “aquela que descaracteriza, por meio da alteração morfológica das palavras na comunicação oral e escrita, o uso da norma culta da Língua Portuguesa e seu conjunto de padrões linguísticos, tendo por finalidade a não identificação ou a não definição de gênero masculino ou feminino”.

As escolas que fossem contra a proposição de Nikolas Ferreira poderiam sofrer sanções administrativas a serem definidas pelo Poder Público. Nesta quinta-feira, entretanto, o prefeito Fuad Noman (PSD) decidiu vetar integralmente a proposição de lei, que aguardava um veto ou sanção desde o dia 17 de maio.

Segundo o prefeito, o projeto é inconstitucional por “transgredir a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme recentemente decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade de votos, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI – nº 7.019 (rel. Min. Edson Fachin, julgamento em 13.02.2023)”.

Prefeito veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas de BH

O veto, agora, volta para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que deve votar se mantém ou se derruba a decisão do prefeito. Não há data para essa votação.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Seja Bem-Vindo ao Site Minas Notícias. Acompanhe aqui as últimas notícias e fique bem informado sobre tudo o que acontece em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

Quer ficar ainda mais atualizado com as notícias mais relevantes do nosso dia a dia?. Acesse no grupo no Telegram!

PBH veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas
PBH veta projeto de Nikolas que previa proibição de linguagem neutra em escolas