Proposta de duplicação da BR-381 será debatida no TCU nesta quarta-feira – VEJA O VÍDEO!
Proposta de duplicação da BR-381 será debatida no TCU nesta quarta-feira; Intervenções na rodovia são reivindicação antiga da população mineira.
A análise do processo de concessão da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, está na pauta da sessão plenária desta quarta-feira (7) no Tribunal de Contas da União (TCU).
A ampliação da via é uma exigência do estado há vários anos, e foi colocada na agenda pelo ministro Antonio Anastasia, ex-governador de Minas.
As propostas de intervenção na estrada foram encaminhadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à Corte em setembro do ano passado para avaliação de aspectos legais que precisam ser validados antes do leilão que selecionará as empresas responsáveis pelas obras.
O projeto da ANTT prevê o investimento de R$ 5,5 bilhões pela inciativa privada em intervenções como duplicação das faixas de tráfego, além da construção de túneis e passarelas.
Se o processo avançar no TCU, a previsão é que um edital para realização das obras seja lançado ainda este ano.
Histórico
Uma das intervenções mais antigas em relação à estrada é a duplicação da passagem entre as duas cidades, o que ajudaria a minimizar o grande número de acidentes com morte registrados no local todos os anos.
Proposta de duplicação da BR-381 será debatida no TCU nesta quarta-feira
O processo de duplicação da BR-381 começou em 2013, durante a gestão da então presidente Dilma Roussef (PT). As licitações realizadas naquele ano foram canceladas para a realização de estudos complementares sobre a concessão.
No ano seguinte, a ex-presidente aprovou o início de obras em cinco partes da rodovia, com investimentos previstos de R$ 2,5 bilhões, mas os trabalhos não avançaram.
Mais recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro prometeu, em 2021, que a duplicação seria realizada até o fim do ano passado, o que também não aconteceu.
Informações: O TEMPO
